Eu tive anemia várias vezes na vida. Percebi que estava com os sintomas, então contei para o meu acupunturista. Meu acupunturista pediu que eu fizesse um exame de sangue para confirmar e, como uma idiota,  fui ao médico.

Médico: Qual o problema?

Eu: Acho que estou anêmica, estou com os seguintes sintomas…..

Doctor: Com o seu peso, é diabetes. Emagreça 25 quilos e volte.

Eu: (me mantendo calma) Posso considerar isso como uma possibilidade, mas vou querer um exame de sangue para confirmar.

Médico: (me entregando uma folhinha de dieta e exercícios) Não é realmente necessário, não importa o que está errado com você, você vai se sentir muito melhor se perder 25 quilos .

Eu: Seja como for, vou insistir em um exame de sangue. Não é como se estivesse pedindo para você pagar por isso. Além disso, esta folha de exercício diz que eu deveria começar caminhando 10 minutos por dia. Atualmente me exercito cerca de 20 horas por semana. Deveria parar tudo isso e substituir por uma caminhada? Me economizaria bastante tempo, mas duvido que teria os resultados desejados.

Médico: (suspirando pesadamente e olhando para mim como se  fosse uma mentirosa) Tudo bem, vou fazer o teste.

Eu espero, ele volta.

Médico: A sua glicose é de 72 .

Eu: Isso não é  perfeito?

Médico: Sim, mas você provavelmente ainda tem diabetes, só precisamos testá-la em momentos diferentes.

Eu: (começando a perder a paciência) Enquanto isso, podemos talvez fazer um teste para… não sei… anemia?

Médico: Suponho que sim.

Eu espero, ele volta

Médico: Bem, você tem anemia.

Eu: (pingando sarcasmo) Que estranho! É o que eu achei que tinha! Agora, por curiosidade, se eu tivesse seguido sua folhinha de dieta e exercícios e conseguisse emagrecer um quilo por semana como você gostaria, ao contrário de 95% das pessoas que não conseguem, isso teria levado 25 semanas. O que teria acontecido se eu fizesse dieta estando anêmica por 25 semanas? E já que você parece perplexo com essa pergunta, aí vai mais uma: Com quantas pessoas você fez isso também? Quantas pessoas ficaram doentes ou morreram nas suas mãos porque você olhou para elas e as diagnosticou como “gorda”?

Médico: Eu acho que notaríamos se as coisas não melhorassem depois que você tivesse emagrecido 25 quilos.

Eu: É mesmo? Duvido. Parece que você puxou 25 quilos da sua bunda, já que  não tem o meu peso ou altura. Duvido que 25 quilos seria um número mágico que faria você prestar atenção aos meus sintomas reais. Além disso, você não respondeu minha pergunta, o que teria acontecido?

Médico: Acho que, tecnicamente, você poderia ter morrido…

Me: Vou embora e não vou pagar a consulta.

Médico: Claro.

 

Texto originalmente publicado no blog Dances With Fat, traduzido com permissão da autora. 

 

 

, ,