Depois da “moda” terrível de congelar borboletas para enfeitar o altar, tem me incomodado um pouco ver placas como essa na entrada de igrejas e cerimônias em geral. 

placa1

A pergunta é: alguém está obrigando esses caras a casarem?

Sim, em geral é a noiva que organiza cada detalhe do casamento. Sim, a família da noiva em geral se envolve ou se empolga mais, mas NÃO, ninguém deveria casar obrigado* e NÃO, celebrar o casamento não é um sonho apenas feminino.

Nós recebemos várias fotos e e-mails das noivas contando como está sendo a organização do casamento e, muitas vezes, os noivos estão lá pintando garrafas, organizando as contas e ajudando com a decoração da festa.

Quantos casamentos são possíveis de ver em todas as partes do Brasil, onde a família toda se envolve, desde os docinhos da festa até o vestido de noiva?

E é assim que tem que ser! Celebrar a união de um casal é algo tão importante e bonito. Qual a graça em fazer tudo sozinha como se isso fosse um sonho ou obrigação somente da noiva?

Colocar frases dando a entender que o noivo está casando por obrigação ou que “ainda dá tempo de fugir” não tem graça nenhuma e reforça um comportamento machista que muitas de nós lutamos diariamente pra acabar. Colocar a mulher em um papel de desespero, como se casar fosse a única coisa importante que ela irá fazer na vida é depreciar este sonho tão bonito – para o casal e para quem se importa com eles. Colocar o homem em uma situação de conforto, como se só dependesse dele a escolha de estar ao lado dela, e não dos dois, não é engraçado. Não mesmo.

placa2

A entrada da noiva é um momento tão lindo, em que todos que estão presentes se emocionam e comemoram. Não é preciso mais nada a não ser o brilho nos olhos entre os noivos e entre aqueles que estão ao redor do casal.

Para não acabar esse post #chatiada, coloco aqui fotos de cerimônias emocionantes e lindas, para provar que não precisamos de mais nada quando existe amor. E o noivo pode chorar sim! 🙂

noivo-emocionado-7

Noivo emocionado! (Fonte: vestidodossonhos.com.br)

 

expressao-noivos_01_0

Noivos emocionados! (Fonte: o nosso casamento)

 

6fynrbpnv0_8vhlph6pao_file

Família emocionada! (foto entretenimento.r7.com)

 

ideias-para-fotos-de-casamento-first-look-do-pai-da-noiva

Pai emocionado! (casamento-noiva.com.br)

 

* Infelizmente, gostaríamos que ninguém se casasse obrigado neste planeta. Mas não é a realidade de muitas crianças e meninas (a grande maioria mulheres, por que será?). A UNICEF estima que hoje existam mais de 700 milhões de mulheres que tenham se casado obrigadas e ainda muito jovens – antes dos 15 anos.