Palco sempre foi um lugar onde mulher só é convidada se for para servir de entretenimento para homens. Dançando, cantando ou atuando. Sem nome, sem fala ou quando fala, respondendo pergunta de concurso de Miss.

Entreter ajuda tanto, que o apresentador Ratinho acreditou que chutar sua assistente de palco Milene Pavorô ao vivo, em rede nacional, enquanto ela andava agachada dentro de uma caixa de papelão, seria engraçado. AO VIVO, para todo o Brasil, vimos um homem agredir, constranger, assediar e ameaçar uma mulher.

Milene saiu do palco chorando, tonta e claramente com raiva do que havia acontecido. Desconfortável com a situação, Ratinho aproveita para reforçar e mostrar como machistas reagem quando batem em uma mulher:

Screen Shot 2016-04-22 at 9.01.20 PM

“Não podemos perder a ESPORTIVIDADE”

“Aroldo (diretor do programa), o senhor notou que ela é uma funcionária REBELDE?”

“PROVIDÊNCIAS terão de ser tomadas… Ela vai pra RUA.”

Milene, como muitas mulheres, após ser agredida, disse no Facebook que foi só uma brincadeira:

Screen Shot 2016-04-22 at 8.59.03 PM

Como brigas de casais, onde uma mulher sai machucada e diz para as amigas que bateu a cabeça na pia, não é mesmo? Fica com raiva na hora, mas depois passa, né, Milene?

Mas Passa, programa de palco sempre foi assim! Balé dançando, sorrindo, com o corpo ‘’’perfeito’”! Brincadeiras acontecem! Ajuda na audiência!

Se aplicássemos o Teste de Bechdel em programas de palco, muito provavelmente teríamos negativas atrás de negativas. O Teste de Bechdel questiona se um livro ou filme possui pelo menos duas mulheres que conversam entre si sobre algo que não seja um homem, questionando em algumas condições, inclusive, se essas duas mulheres teriam nomes.

Vamos tentar um exercício?

Preparei o Teste Lugar de Mulher é nos Palcos, para questionar a condição feminina dos palcos do Brasil:

  1. Ela não está no palco como ajudante de um programa com apresentadores homens;
  2. Ela não está servindo apenas de apoio para um apresentador homem;
  3. Ela tem fala própria;
  4. Ela é a apresentadora;

Quantos programas de palco você conhece, que passariam nesse teste?

O destino de uma mulher nos palcos não pode ser resumido a sorrir e dançar para homens, muito menos servir de saco de pancadas.

Deixe o nome de programas de palco no Brasil nos comentários do facebook, que vou atualizando o post com a lista de programas que passam nesse teste!

, , , , ,