Fortalecer a musculatura do chão pélvico serve para muito mais que fazer truques sexuais. Do Kegel ao Pompoir, esses exercícios ajudam -e muito- a melhorar a saúde da mulher. De diversas formas.

A técnica do Pompoir, diz a Wikipedia, foi criada na Índia e aperfeiçoada na Tailândia e no Japão. Nos anos 50 um moço chamado Arnold Kegel desenvolveu exercícios similares, para ajudar mulheres com incontinência urinária. Diz que tem uma outra modalidade (essa eu não conheço) do sul da Asia, que chama Kabazzah.

pompoir

O que esses exercícios tem em comum é que são um tipo de musculação genital que visa o fortalecimento e controle desses músculos. As finalidades vão desde de tratar e prevenir prolapso vaginal e uterino, passando por tratamento da incontinência urinária, até aumento do prazer sexual, preparação para partos naturais e melhora no ressecamento vaginal pós menopausa.

E se tu acha que eu tou exagerando (ou sendo muito hippie), saiba que entrei em contato com o tema num consultório ginecológico. Muitas ginecologistas usam os métodos. Aliás, o próprio Kegel era ginecologista. Inclusive, imagino que por isso os exercícios dele sejam mais voltados para incontinência que para a prática sexual. Pois todas nós temos corpos diferentes, com características únicas, mas algo nos une: o tempo passa. E com o passar do tempo coisas como incontinência urinária se tornam mais comuns.

Por isso sempre que eu ouço papinho sobre parto natural eu fico abismada com o tamanho da nossa ignorância sobre a saúde reprodutora feminina. Não tou querendo dizer que não possamos (inclusive, em alguns casos, é recomendado) fazer cesarianas, só estou dizendo que os músculos do corpo se comportam de maneira similar: se tu exercita, desenvolve controle e força, senão, não.

vovó fortonaNão é a gravidez nem o sexo que deixam a mulher nada, sério, se informe.

Dito isto, vamos falar de sexo. Sim, o fortalecimento dessa musculatura altera a vida sexual feminina. A sensibilidade, como um todo, aumenta. Tanto para mulheres que tem dores na penetração quanto para mulheres que reclamam de falta de sensibilidade, o controle muscular auxilia a minimizar (até acabar de vez) com esses problemas. Além disso, truques como sucção não são bons só para os homens, não. Eles causam um tipo de sensibilidade vaginal que, do contrário, não existiria.

Os exercícios são bem simples e podem ser feitos em qualquer lugar. Existem alguns tutoriais online e muitos especialistas prontos para ajudar. E, se me perguntar, não só recomendo como digo que depois deles minha vida nunca mais foi a mesma.

, , , ,