Vamos direto ao foco: eu sou bissexual. 

Por um tempo eu vivi sem falar disso, pois eu já sabia que não era fácil. Mas, quando vi algumas amigas empoderadas e explorado suas sexualidades tomando para si o aceitamento antes de tudo, percebi que pouco me importava se iria ser aceita ou não, desde que não fosse desrespeitada diretamente. Mas tem algo pior que o não aceitamento alheio. O aceitamento parcial ou a bifobia velada que a maioria das pessoas carregam.

Não preciso citar que homens geralmente tratam minha sexualidade escrotamente como um fetiche, fingem que aceitam quando na verdade criam interesses secundários boçais e acham que eu vou levar minhas amigas para fazer um ménage com eles, né? Vocês devem saber disso. Mas eu queria falar carinhosamente sobre vocês, migas, que são héteros e fingem entender minha sexualidade quando na verdade tem medo de me cumprimentar com beijo no rosto e esquecem de me convidar pra festa do pijama ou pro chá de lingerie.

bi

Migas, parem. Isso magoa! Eu sou bissexual, não tarada. Pessoas bissexuais não exatamente transam com todo mundo (podem transar sim e isso não quer dizer nada). Pessoas bissexuais não são uma espécie de roedor no cio. Nas pessoas bissexuais assim como em todos os outros tipos de pessoas, existe algo chamado atração, afeto, amor, paixão e etc. Sabe quando você se interessa por algum carinha? É a mesma coisa só que pode acontecer além de com o sexo oposto, mas não acontece toda hora, com todo mundo. Assim como todas as pessoas, os bissexuais são seres amigáveis e conseguem manter laços sem necessidade de fornicar, ou seja, pessoas bissexuais tem amigos normais como todos tem.

Pessoas bissexuais beijam/transam com amigxs? Acho que a resposta é outra pergunta. Pessoas héterossexuais beijam/transam com amigxs? Pois é, beijam sim e transam sim. Isso não quer dizer que você precisa ficar com seus amigos nem que sua amiga queira ficar com pessoas que ela mantém amizade. Mas acontece sim, quando duas pessoas querem que aconteça e quando uma não quer, não precisa dizer não POR sexualidade, cor, gênero ou o que seja. Basta dizer não. Você gostaria que um cara te desse um não com justificativa em algo que você é oprimida e te fizesse achar que você tá errada por estar fora do padrão? Não. Então não faça. Tem mil formas de dizer não e mil delas não precisam se apoiar em preconceito.

Entendam que a amiga bissexual não vai necessariamente se interessar por você. E se ela se interessar, entenda que interesse acontece com todo mundo e saiba lidar como você lidaria educadamente com um cara. Entendam que não é porque a amiga bissexual te elogiou que ela está flertando com você, a amiga bissexual também tem suas divas e não quer colar velcro com todas elas. Pode ir com a amiga no banheiro sim, pode se trocar na frente da amiga sim, pode abraçar a amiga, pode cumprimentar com beijinho, pode convidar pra festa do pijama das migas, pode chamar para estudar em casa e se ficar tarde, pode convidar para dormir como com todas as outras amigas, pode tudo isso sim.

tumblr_naz6s48e7L1riftaxo1_500

tumblr_naz6s48e7L1riftaxo2_500

E anotem no caderninho do que nunca fazer/dizer:

Aiii miga, você nunca me olhou diferente não né? Você sabe, eu sou hétero…

Vocês pedem permissão pra olhar diferente pros caras? Pfvr migas, não. Vocês gostariam que um cara que vocês são somente amigas ou um cara que vocês realmente tem algum sentimento a mais chegasse e desse um fora tipo “você sabe né, você nem faz meu tipo” ? Aposto que não. Se a amiga estiver MESMO a fim ou você desconfiar, conversa direitinho, né. Chegar jogando heteronormatividade na cara alheia não é legal pra alguém que sofre com isso todos os dias! Tenha dedos e não esqueça tudo o que está escrito acima, ela pode não estar nada a fim de você e você estará rachando a cara além de ferir os sentimentos da sua amiga com uma opressão totalmente desnecessária.

Miga, que bom que você tá namorando um cara! É melhor né…

A pessoa é bissexual e ouve uma coisa dessas… Não pode! Não é melhor não, não faz a menor diferença! Fique feliz se sua amiga bissexual estiver namorando uma PESSOA legal que a trate bem e a faça feliz, porque pra ela é isso que importa e nesse caso estamos falando da vida dela, não da sua.

Hm, acho que você tá indecisa amiga!

Não, não e não. Onde é que tá escrito que tem que ter um muro, dois lados, uma escolha e que eu preciso estar em cima dele confusa? Não, apenas não.

Vou deixar só essas três dicas, mas aposto que se vocês percorrerem suas memórias vão achar outras coisas que não são legais e que não colaboram pra construção da nossa sororidade. Façam isso, descubram o espaço que vocês ocupam, não tenham medo do espaço que outras pessoas ocupam e vejam como a vida melhora. Empoderar uma amiga também vale pra uma amiga bissexual, não esqueçam! <3