The Fall, série de investigação do canal BBC, é pouco conhecida aqui, infelizmente. Quando terminei de assistir a segunda temporada, na hora eu lembrei da Mari e do Lugar de Mulher.

Porque, além de um roteiro ótimo e uma investigação realista, o drama aborda o feminismo de diferentes formas. E, no meio de tantos exemplos ruins na cultura pop, é ótimo encontrar uma produção de qualidade e que traga exemplos de mulheres e dramas reais.

Vou tentar convencer vocês, com o mínimo de spoilers possíveis, a assistir essa delícia. Para quem nunca ouviu falar, The Fall é uma série de investigação, e tem duas temporadas de apenas seis episódios cada.

1) Protagonista forte e badass

Sim, isso não é novidade em produções de TV. E a atriz Gillian Anderson (famosa por Arquivo X), é linda, loura e maravilhosa. Qual a diferença? Stella Gibson, a protagonista, é competente, decidida, não é perfeita, mas sabe o que quer.

Em determinado momento, ela conhece alguém e explica, sem pestanejar o que quer.

the fallEu tou no hotel Hilton. Quarto 203.

Sabe a protagonista perfeita querendo justiça, que não faz sexo por que não confia nos homens mas no final, um cara a conquista e eles iniciam um relacionamento perfeito? Esqueça.

2) Ela é didática (mas isso é necessário)

Talvez pareça óbvio, mas não é. Durante a investigação, em vários momentos ela deixa claro algumas coisas que precisam explicadas na TV:

the fall 2Mulher fode com homem. Mulher sujeito. Homem objeto. Isso não é muito confortável pra ti, né?

mulheres maravilhosas1. Por que as mulheres são emocional e espiritualmente tão mais fortes que os homens? 2. Porque a forma básica humana é feminina. Masculino é um defeito de nascença.

virgens e bruxasA mídia adora dividir as mulheres entre virginais e sedutoras, anjos e putas. Não vamos encorajar eles.

E decide não colaborar com isso <3

3) Não é não (insistir é tapa na cara)

Imaginem o seguinte: um colega de trabalho, que você já transou um dia, chega bêbado e tenta te agarrar. Você diz não. Ele insiste e usa a força. O que Stella faz?

não é não

Mas o melhor é no outro dia, quando a mesma pessoa que fez isso vem com o papo de que o assassino é um monstro (e é).

Ele: eu sou um homem. E espero não ser nada parecido com ele.
Stella: Não, você não é. Mas mesmo assim veio no meu quarto sem convite e tentou me atacar, bêbado.
Ele: Não foi um ataque, isso é injusto, foi…eu só queria…

stellafoda

4) Ela é foda

Madrugada, saindo de um bairro perigosos. Perto de seu carro, um bando que gosta de assustar. Seu chefe se oferece para acompanhá-la, mas ela rejeita. O que ela faz quando o imbecil tenta intimidá-la?

gillian anderson

5) Essa fala

1234Uma mulher, esqueci quem, uma vez perguntou para um amigo homem por qual motivo os homens se sentiam ameaçados por mulheres. Ele disse que tinham medo que as mulheres rissem deles. Quando ela perguntou prum grupo de mulheres por qual motivo elas se sentiam ameaçadas por homens, elas disseram: “nós temos medo que eles possam nos matar”.

6) As coadjuvantes

123 4 5

A investigação busca um criminoso que mata mulheres e segue um padrão. Uma personagem coadjuvante, vítima de violência, vai para um abrigo de mulheres. Uma outra personagem é lésbica. A policial reclama que seu parceiro a trata como uma dama em perigo. A esposa do culpado, a adolescente rebelde apaixonada. Todas as representações são diferentes e bem desenvolvidas

7) A série passa no Teste de Bechdel

A Polly já falou sobre ele aqui, mas é basicamente isso: para passar no teste, um livro, filme ou série precisa
– Ter no mínimo duas mulheres, com NOMES.

– As mulheres conversam uma com a outra

– Sobre alguma coisa que não seja um homem.

E, obviamente, The Fall passa <3

Roubado do Buzzfeed, a dica que sigo para a vida:

wwsd

, , , , ,