3 técnicas de atrair clientes

É correto afirmar que, se não tiver clientes, seu negócio acaba. Então, como atraí-los de forma segura e gradativa? Você precisará de um plano de marketing que aborde este tema, bem como o aumento das vendas.

Um “plano de marketing” pode parecer um pouco intimidador, mas não se preocupe! A boa notícia é que ele pode ser usado em setores tão distintos quanto moda, aditivos químicos e outros. Quer conferir ótimas técnicas para que isso seja possível? Continue conosco!

 

1- Identifique seus clientes ideais

Um dos princípios mais comuns de qualquer técnica para atrair clientes é conhecê-los. Faça as seguintes perguntas: “Quem ele é” e “O que busca em minha loja?”

É muito mais fácil desenvolver estratégias para uma pessoa do que para todo o resto. Algumas corporações têm a infraestrutura e o poder de mercado para atrair clientes de quase todos os grupos. 

Mas mesmo assim, elas colocam ênfase especial naqueles que, provavelmente, serão bons clientes. Enviar mensagens sobre a venda de multiplicador de torque para quem está interessado em geladeiras, não vai adiantar!

 

2- Use o marketing de resposta direta para atrair clientes

O marketing de resposta direta é uma tática popular, onde você pede que seus clientes participem de um CTA que, geralmente, tem a ver com responder um e-mail ou escolher assinar suas newsletters, por exemplo. 

O benefício desta opção é que você está criando uma lista de interessados ​​que terão maior porcentagem de fecharem vendas, irem a eventos, lerem os boletins informativos e etc.

O marketing direto funciona melhor quando há a criação de mensagens atraentes, projetadas para despertar o interesse coletivo. Algumas marcas fazem isso oferecendo recompensas por se inscrever. 

Por exemplo, digamos que você esteja administrando uma empresa de balança antropométrica. Poderá permitir que as pessoas participem de um sorteio de um novo modelo, gratuitamente, em troca de informações como e-mail, celular e etc. 

Outros oferecem desconto na próxima compra após a inscrição na lista de e-mail e assim por diante. Certifique-se de incluir frases que chama a atenção em seu site e em sua loja, seja ela física ou online – deixe as pessoas saberem que podem perder grandes oportunidades.

 

3- Dê algo para atrair novos clientes

Distribuir coisas grátis pode não parecer o plano de negócios mais lógico para uma pequena empresa, especialmente quando tem um orçamento enxuto. Mas faça um esforço e insira em sua estratégia.

Por exemplo, pode oferecer um desconto para clientes iniciantes, onde eles ganham 10% de desconto na primeira compra. Ou dar incentivos para aqueles que já são fidelizados quando indicarem novos clientes (como oferecer R$ 5 de desconto para cada novo cliente que eles trouxerem). 

Então essa retenção de novos clientes, que chegam a todo momento, é fundamental, se se esquecer daqueles que são fiéis. 

Com essas três dicas colocadas em prática, notará que essa atração virá rapidamente e sem grandes esforços ou investimentos.

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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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