As variações do marketing são como uma válvula direcional, onde o gestor poderá encaminhar seus esforços para o ‘ponto A’ ou para o ‘ponto B’. E com o advento da internet isso se intensificou ainda mais.
Mesmo assim, muitas pessoas ainda não têm noção do termo Outbound Marketing. E foi pensando nisso que criamos esta postagem. Portanto, se ficou curioso e quer saber mais, continue com a gente!
O que é Outbound Marketing?
Outbound marketing é a forma pela qual uma empresa inicia contato com leads ou clientes em potencial usando e-mails, mala direta, outdoors, patrocínios em eventos, apresentações de feiras, publicidade na TV, rádio, anúncios online ou por meio de contato pessoal e etc.
Depois que os dados são gerados, normalmente é responsabilidade dos representantes de vendas acompanhar e desenvolver relações com essas pessoas.
Com ele, os comerciais são transmitidos repetidamente, sem saber se os clientes desejam recebê-los. Por exemplo, uma empresa de conserto de bomba interrompe uma novela para chamar atenção do espectador e promover uma mensagem.
A familiaridade do consumidor com o outbound marketing pode aumentar o reconhecimento da marca, ao mesmo tempo que aliena os consumidores.
Como utilizá-lo em sua empresa?
Para utilizá-lo de forma correta, siga as etapas abaixo.
- Etapa 1: conheça suas ofertas
Para criar uma estratégia eficaz, veja quais plataformas você pode usar para que esse marketing promova ofertas B2B, B2C ou C2C? De qualquer forma, pode-se inserir suas propagandas em emissoras de rádio e TV, considerando o tamanho do público-alvo.
Mas se deseja promover seus produtos B2B, tente fazê-lo em plataformas nichadas.
- Etapa 2: conheça seu público
O segundo passo é criar uma persona para o seu produto ou serviço. Isso o ajudará a escolher os caminhos certos para suas ofertas. Hipoteticamente, é como se fizesse um tratamento de efluentes e eliminasse tudo o que atrapalha seu progresso.
Pesquise os hábitos, preferências de consumo, faixa etária e classe social do seu público, antes de escolher as plataformas para comercializar suas ofertas.
- Etapa 3: pesquise seus concorrentes
Pesquise seus concorrentes para saber o onde estão ganhando e perdendo. Com isso, saberá melhor como se destacar deles. Esse tipo de ‘marketing de guerrilha’ é uma das táticas mais comuns para enganar sua concorrência.
- Etapa 4: criar mensagens de campanha
Crie uma lista das principais mensagens que você deseja comunicar ao seu público. Elas devem conter:
- o nome da campanha;
- o título;
- o slogan e;
- as hashtags pertinentes ao tema.
Com técnicas de storytelling irá fisgar seu público efetivamente.
- Etapa 5: escolha suas plataformas
Por fim, faça pesquisas referentes às plataformas online e offline e aloque o orçamento com todo cuidado. Isso vai garantir que a campanha obtenha o máximo de público.
Depois disso, desenvolva uma estratégia para cada canal. Por exemplo, para anúncios de mídia social, tenha em mente o público-alvo, o valor a ser gasto, etc.
Se for assertivo, conquistará ótimos números e muitas pessoas que não sabiam de seu trabalho, irão adquirir seus produtos.
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