Há tempos atrás, era só criar um site, postar algumas fotos e pronto! As chances de aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca eram tão grandes quanto encontrar um indicador químico num processo de esterilização.
Atualmente, o Google alterou isso e estratégicas como palavras chave, meta descrição e tag alt devem ser pensadas mais calmamente. Quer entender melhor o que é otimização e porque ela importa? Então, vem com a gente!
O que é otimização de sites?
A otimização de sites é a base da construção de uma forte presença online. Tecnicamente, é uma experimentação que melhora o desempenho das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, da experiência do cliente e de toda questão de satisfação.
Para se organizar, planeje essas áreas abaixo:
- Conteúdo (Copywriting e Visual);
- ‘Análise de dados (comportamento do visitante);
- Experiência do usuário;
- Desempenho do site;
- Taxa de conversão (CRO).
Sem isso, é como se dirigisse um carro com redutor de velocidade e não pudesse chegar ao máximo de potência.
Benefícios das palavras chave na otimização
São vários os benefícios trazidos por uma boa escolha das palavras chave na otimização, e veremos alguns deles a partir de agora!
- Maior visibilidade do site
Sua estratégia deve visualizar quais palavras chave têm grandes buscas e pouca concorrência. Sendo assim, irá classificá-las mais facilmente e, à medida que os robôs entenderem cada uma, isso aumentará o tráfego orgânico nessas páginas.
Pense quantas visitas não seriam feitas num post bem otimizado e com o Título: “o que é rack outdoor?”. Isso chama atenção!
- Mais geração de leads
E não apenas traz tráfego para o seu site, mas também ajuda a converter leads em clientes reais. Por meio delas, criar experiências personalizadas para diferentes tipos de visitantes e os ajudará na busca por respostas.
- Melhora a experiência do usuário
Seja em computadores ou dispositivos móveis, os usuários esperam uma experiência excepcional no site. Por isso, invista em um layout responsivo, bem como na adição de produtos com ótimas descrições (no caso dos e-commerces) e, claro, inserindo essas palavras.
Além disso, podemos citar:
- Primeiramente a correção de problemas como links quebrados;
- Fornecimento de check-out com apenas um toque nos smartphones e;
- Criação de newsletters para fidelização daqueles que já estão no meio do funil de vendas.
- Faça alterações incrementais baseadas em palavras chave
O que você faria se o seu site não tivesse o desempenho esperado? Por onde você começaria a fazer as mudanças?
É correto afirmar que isso requer muito esforço, tempo e recursos. Sem qualquer abordagem baseada em palavras chave, como saberia se o texto antigo seria melhor ou pior que o original?
É aí que os testes entram em cena. A execução deles permite fazer alterações sutis na página, além disso, testá-las em relação ao conteúdo antigo e, enfim, implementá-lo, é o mais correto.
Que tal agir rapidamente e não deixar que os concorrentes ganhem essa corrida? Encontre colaboradores experientes e mãos à obra!
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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.