Sua empresa precisa trabalhar como um tubo flexível, ou seja, tentar se encaixar a qualquer característica que seu cliente tenha. Existem inúmeros meios para fazer isso, mas o mais adequado é a criação de uma Persona.
Pensando nisso e em todas as dúvidas que os gestores ainda têm sobre o assunto, criamos este guia que explica o que é e como criar personas eficazes. Ficou interessado? Então continue com a gente!
O que são Personas?
Personas são personagens fictícios, que você cria com base em uma pesquisa. Ela irá representar os diferentes tipos de usuários que podem usar seu serviço ou produto. A criação de personas ajuda a entender as necessidades, experiências, comportamentos e objetivos dos usuários.
Ou seja, trabalha quase como um Imã de Ferrite, possibilitando maior proximidade entre esses dois pólos.
Como criar Personas Eficazes
Como as personas são extremamente úteis, devem aparecer no início do funil de vendas. Para criá-los, você:
- Coleta os dados;
- Determina as qualidades e diferenças entre os usuários;
- Desenvolve uma hipótese de compra a partir da pesquisa;
- Se certifica de que as partes interessadas concordam com os tipos de usuários;
- Determina um número de personas . Pode até ser mais de uma por projeto, mas escolha e se concentre apenas em uma.
Por exemplo, se for gestor de uma empresa de catalisador para tinta, é interessante criar características como:
- Um tipo físico;
- Valores, interesses, educação, estilo de vida, necessidades, desejos, objetivos e padrões de comportamento do usuário;
- Detalhes a mais para torná-lo mais real e relevante. Isso irá ajudar a criar empatia. Uma história escrita é melhor do que aquela que permanece apenas em sua mente;
- Descreva situações que as levariam a usar seu produto. Contextualiza tudo, até os problemas a serem superados;
- Inclua todos os envolvidos no projeto para que leiam e deem sugestões;
- Certifique-se de que haja um desenvolvimento de cenários (eles devem expor a persona de forma otimizada a possíveis casos de uso);
- Faça ajustes, ou seja: revisite, adicione novas ideias e outras personas necessárias e descarte aquelas que entraram em desuso.
Como usar Personas em projetos
Ao trazer personas para os projetos, você evita que atinjam usuários genéricos para se adequarem ao seu nicho. Personas também ajudam em testes rápidos e, certamente, confirmará que uma persona funciona bem quando garantir que:
- Permanece no contexto: Como a persona pode usar aquele produto e ter benefícios?;
- Reflete os padrões reais de comportamento, atitudes, habilidades, motivações e objetivos de um usuário;
- Tem um objetivo final: O que o usuário deseja alcançar? Quais recursos o ajudariam a fazer isso melhor?;
- Enfrenta cenários realistas e relevantes: escritos da perspectiva da persona para visualizar como os usuários descobriram que iriam usar o produto para atingir um objetivo específico;
- Com uma abordagem simples e focada no dia-a-dia, mostrará o que a persona encontrará perante aquilo que necessita.
Com tudo isso dito, fica mais fácil perceber que as personas são fundamentais para sua marca. Não há como negar!
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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.