Regras e recomendações para cuidados com os pés

O cuidado com os pés é uma parte essencial da higiene corporal diária. Infelizmente, muitas pessoas se esquecem disso e, na melhor das hipóteses, apenas lavam os pés e às vezes cortam as unhas. Às vezes acaba não sendo suficiente, como você deve cuidar de seus pés e dedos dos pés?

Princípios básicos de cuidados com os pés

É necessário realizar a higiene dos pés constantemente, e não esperar até que a pele fique áspera e comece a rachar. Você pode acabar contraindo inflamação e infecção. Se a transpiração aumentar, é importante controlá-la. Vários desodorantes para os pés ou produtos com talco são adequados para isso.

Realize o procedimento de pedicure corretamente e em etapas. Encontre um creme que se adapte aos seus pés e use-o regularmente. Ele irá suavizar a pele, reduzir o risco de calos e calosidades. Isto é especialmente importante para pessoas com excesso de peso.

Faça massagem nos pés diariamente pela manhã ou à noite. Periodicamente faça escalda-pés. Eles ajudam a aliviar a sensação de fadiga, tensão e suavizar a pele.

Existem máscaras especiais para os pés, você também não deve esquecê-las.

Nutrir adicionalmente as áreas secas da pele dos pés. Escolha calçados femininos feitos de material de qualidade e do tamanho correto.

Como cuidar adequadamente de seus calcanhares?

Cuidar dos dedos é muito fácil. Basta cortar as unhas e cutículas crescidas, aplicar verniz transparente ou colorido, se desejar, e lixar a forma desejada com uma lixa de unha. Mas os saltos requerem cuidados mais cuidadosos. Que fases inclui?

  • Prepare um recipiente de água ou um escalda- pés, despeje um pouco de sal marinho.
  • Coloque os pés nele por 5-10 minutos, deixe-os relaxar.
  • Usando uma pedra-pomes e água com sabão, limpe os calcanhares, remova a pele áspera.
  • Além disso, lave os pés com água limpa.
  • Seque os pés com uma toalha macia, mas não os esfregue com muita força.
  • Aplique um creme após secar os pés. 

Quais são as formas de cuidar dos pés?

Para cuidar dos membros em casa, é importante ter as seguintes ferramentas básicas:

  • Óleos naturais. Hidratar e suavizar a pele, nutrir a cutícula. Você pode usar óleos feitos especificamente para os pés ou opções universais para todo o corpo.
  • Creme ou leite para cuidados diários.
  • Géis, esfoliantes para remover partículas mortas da pele. Para a pele seca, os produtos à base de creme são adequados, pois podem nutrir adicionalmente a epiderme.

Meios para controlar o odor e a transpiração excessiva. Esses processos devem ser constantemente monitorados. No verão, os pés suam devido ao clima quente e no inverno devido ao uso de meias quentes e sapatos. 

A transpiração excessiva pode levar ao aumento do crescimento bacteriano. Desodorantes ou cremes com efeito antibacteriano são adequados para o controle. É importante usá-los apenas na pele limpa.

Como cuidado adicional, você pode comprar soros, emulsões hidratantes, géis naturais, por exemplo, à base de suco de aloe vera. Alguns também lubrificam os pés com remédios para fotoenvelhecimento e aumento da atividade solar.

Conclusão

Assim, é importante cuidar adequadamente dos pés e da pele dos pés. Os cuidados devem ser regulares, e não realizados apenas no verão durante o período de uso de sapatilhas femininas abertas. Na maioria das vezes, todas as manipulações podem ser feitas em casa por conta própria.

Leave a comment

Your email address will not be published.