SSD, Memória RAM, processador: Veja o que conferir quando adquirir um novo computador

Um computador possui vários componentes importantes, mas alguns deles são fundamentais para o bom funcionamento da máquina. Nesse sentido, destacam-se o dispositivo de armazenamento, a memória e o processador.

No caso do dispositivo de processamento, existe o HD e o SSD, sendo que a diferença entre ambos pode fazer a diferença no desempenho do computador. Já uma boa memória e um processador podem evitar muita dor de cabeça com as “travadas” que a máquina costuma dar ao executar programas mais pesados.

Mas como avaliar o que você deve levar em conta na hora de comprar um computador? Este texto vai ajudá-lo a analisar a importância de cada componente e fazer a melhor escolha para o tipo de uso que você dará ao seu computador. Confira agora.

O processador

Na maioria dos casos, o processador é o componente mais importante do computador. É ele quem vai rodar os programas que seu computador pretende executar, desde os mais leves (como um editor de texto) até os mais pesados, como softwares de edição de vídeos e jogos, por exemplo. 

O processador também vai definir a performance que o seu computador terá ao rodar cada programa. Portanto, se você executar o AutoCad e sua máquina começar a ficar lenta, provavelmente você precisará de um processador melhor.

Atualmente, existem duas grandes fabricantes de processadores no mundo: a AMD e a Intel. A AMD possui os processadores Rayzen 3, 5 e 7, enquanto a Intel tem as linhas i3, i5 e i7. Para computadores mais avançados, as empresas já produzem chips como o Rayzen 9 e o i9.

Quanto maior a numeração do processador, maior a sua capacidade de executar programas que exigem mais do computador. Se você pretende utilizar softwares mais complexos, essas linhas são as ideais.

Memória RAM

De maneira geral, um computador pode armazenar dados de maneiras bem diferentes. A memória RAM é um dispositivo responsável por guardar e executar arquivos de uso temporário no computador. Nesse sentido, ela auxilia o processador a executar os programas da máquina.

A escolha da memória RAM segue a mesma lógica do processador: quanto maior o número, maior a capacidade de execução. No caso da memória RAM, esse número é a quantidade de gigabytes (GB) que a memória possui.

Os computadores mais básicos funcionam com uma memória RAM de 4GB e servem para tarefas básicas, como edição de textos e acesso à internet. Por outro lado, as memórias de 12GB e 16GB executam programas mais complexos e jogos com alta resolução. O ideal, atualmente, é ter uma memória RAM de pelo menos 8GB.

Dispositivo de armazenamento

Enquanto a memória RAM armazena arquivos de uso temporário, o dispositivo de armazenamento é onde ficam os seus arquivos. Se você tem fotos, textos, vídeos ou jogos no seu computador, eles ficam guardados aqui.

De maneira geral, existem dois tipos de dispositivos de armazenamento: o HD e o SSD. O HD é o mais antigo e serve como dispositivo padrão dos computadores há décadas, mas os modelos mais novos têm adotado o SSD como armazenamento padrão.

A principal diferença entre o HD e o SSD é a capacidade de armazenamento, já que os computadores com HD podem ter até 1 terabyte (TB), enquanto os SSD normalmente não passam de 512GB. Além disso, os HDs possuem um custo bem menor do que o SSD.

No entanto, o HD ainda utiliza componentes mecânicos, o que faz o computador ficar mais lento conforme o tempo passa. Outro problema é que o HD utiliza peças mecânicas, o que pode causar danos se você transportar o notebook na mochila, por exemplo.

O SSD, mesmo sendo mais caro, é totalmente eletrônico, o que lhe dá mais durabilidade e deixa o computador mais rápido. Ele também é menos sensível a danos, o que facilita o transporte do notebook sem risco de problemas mecânicos.

Se você utilizar um computador para tarefas básicas, um SSD com 256GB de armazenamento é suficiente. Mas se pretende instalar jogos ou programas mais completos, dê preferência a um SSD de 512GB.

A memória RAM, o armazenamento e o processador são peças centrais em um computador e, portanto, merecem uma atenção especial. Procure escolher esses componentes com base no tipo de uso que você dará ao seu computador e evite ter dores de cabeça com consertos desnecessários.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *