Black Hat SEO O que é e por que é penalizado?

Atualmente, a concorrência online é tão grande que fica cada vez mais difícil posicionar seu conteúdo entre os primeiros resultados dos buscadores. Por conta disso, alguns webmasters tendem a realizar más práticas, burlando o sistema do Google e não respeitando as diretrizes do buscador. Isso, a fim de se posicionar ilegalmente através de diferentes técnicas de black hat seo.

O que é SEO Black Hat?

Em SEO (otimização para mecanismos de busca) a tentativa de melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca de forma antiética e fraudulenta é chamada de black hat seo. Essa prática busca manipular as regras de SEO e violar os termos de serviço do SERP (Este tipo de prática vai contra qualquer consultoria seo que siga as diretrizes do google), tudo com o intuito de obter ótimos resultados em pouco tempo e sem muito esforço.

Acredite ou não, desde 2000 o Google vem atualizando seus algoritmos para identificar técnicas que tentam manipular os resultados dos buscadores e assim poder sancioná-los pelo uso de más práticas.

Assim como o Google sanciona quem realiza ações fraudulentas, por outro lado também premia quem oferece conteúdo relevante e de qualidade, ou seja, se você tiver um site bem estruturado e otimizado poderá somar pontos e alcançar posições mais altas.

São justamente essas páginas que o Google vai priorizar na busca por esses termos, tornando o processo de posicionamento mais justo em relação à concorrência.

Black Hat SEO O que é e por que é penalizado

Práticas de black hat seo

Com o tempo, foi possível identificar quais são as técnicas de SEO black hat mais utilizadas no mundo do posicionamento digital e aqui explicamos quais são:

Camuflagem

Camuflar. É uma das técnicas mais perseguidas e penalizadas pelo Google. Consiste em um desenvolvedor configurar uma página para que ela seja exibida de uma forma para o Google e outra para os usuários, geralmente de qualidade muito ruim e sem muita relevância. Isso para mostrar ao mecanismo de pesquisa que o site está totalmente otimizado quando na verdade não está.

Conheça: Agencia de link buiding.

Black Hat SEO O que é e por que é penalizado

 

Fiação

Com essa técnica você terá menos chance de ser penalizado, mas não é recomendado colocá-la em prática porque geralmente é reconhecida como conteúdo sem valor ou qualidade.

Essa técnica consiste simplesmente em modificar artigos que já existem na internet e fazer pequenas modificações para torná-los autênticos.

Atualmente existe um software que permite automatizar o processo de copiar e colar, facilitando a modificação de determinadas palavras por sinônimos e assim enganar o buscador e o usuário fazendo-o acreditar que se trata de um conteúdo novo e inédito.

Essa prática está sendo detectada cada vez mais rápido e você pode ser penalizado mesmo quando o conteúdo modificado for do seu próprio site.

Preenchimento de palavras-chave

Consiste no uso excessivo e injustificado de palavras-chave no conteúdo do seu blog, não pense que usar a palavra-chave mais vezes ganhará mais espaço nos buscadores, pelo contrário, o Google penaliza o excesso de otimização.

Inicialmente, essa prática não foi sancionada, pois acreditava-se que quanto mais a palavra-chave fosse otimizada, melhor. Mas o abuso dessa ação forçou o Google a categorizá-la como um black hat SEO.

Black Hat SEO O que é e por que é penalizado

Spam em fóruns e conteúdo

Essa tática consiste em criar inúmeros blogs e sites, geralmente sem valor ou qualidade, com o único propósito de criar link building para outros sites para melhorar a indexação. Além de anexar backlinks aos comentários do fórum para criar tráfego de visitantes de forma rápida e fácil.

Estes também podem ser definidos como blogs “fantasmas”, pois não contêm nenhum tipo de conteúdo, seu único objetivo é realizar campanhas para melhorar o posicionamento e a visibilidade.

Agora que você tem conhecimento sobre as principais ações consideradas como black hat seo, você pode ter mais cuidado ao planejar suas estratégias, pois mesmo que não queira, ainda pode cometer involuntariamente um desses erros que podem ser muito prejudiciais para o posicionamento do seu site, sua empresa ou marca.

Leave a comment

Your email address will not be published.