Como é comemorado o Dia dos Namorados em diferentes países?

Se você adora essa data romântica, veja as maneiras de comemorá-la em outros países e quais presentes costumam ser trocados!

 

O Dia dos Namorados é uma data adorada pelos casais. Nessa época, muitos deles buscam presentes e lugares para celebrar mais um dia inesquecível com o seu amor. 

 

Contudo, o que pouca gente sabe é que a data e a forma de comemorar pode variar muito dependendo do país e da cultura em que essa festa acontece. No Brasil, enquanto essa data ocorre no dia 12 de junho (dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”), em países como os Estados Unidos e Irlanda, a comemoração é no dia 14 de fevereiro.

 

Você adora as comemorações do Dia dos Namorados? Confira algumas curiosidades sobre como essa data é comemorada em diferentes países e inove na data deste ano com o seu amor!

China

 

Na China, essa data ocorre em 14 de fevereiro. A tradição local é o festival Qixi, que conta uma lenda sobre um pastor e a filha de um rei que se apaixonam, mas são obrigados a se separar.

 

Segundo a história, eles só podem se encontrar uma vez por ano, na sétima noite de lua cheia do calendário chinês. Para comemorar o Dia dos Namorados, muitos chineses vão a templos para rezar por prosperidade. Durante a noite, buscam os céus para ver a aproximação das estrelas Altair e Vega (que representam o casal apaixonado).

 

Japão 

 

Neste país asiático, existem duas comemorações para o Dia dos Namorados, ambas no dia 14 de fevereiro. Uma delas segue a tradição vista em países ocidentais. E a outra, é uma invenção da própria cultura japonesa.

 

Nesta segunda comemoração, as mulheres presenteiam os homens com o giri choco (“obrigação de chocolate”, em português). Exatamente um mês depois, os homens retribuem e dão às parceiras itens como bolos, papeis de carta, marshmallows ou até joias cravejadas com pérolas. 

 

Essa retribuição, ocorrida no dia 14 de março, é conhecida como Dia Branco. Com os anos, essa tradição se popularizou a outros países do leste asiático, como Coreia do Sul e China.

 

Argentina

 

Neste país sul-americano, a comemoração do Dia dos Namorados ocorre durante sete dias (de 1 a 7 de julho), na chamada “Semana da Doçura”. Surgida em 1989, essa tradição começou quando uma empresa de doces impulsionou suas vendas com o slogan “um doce por um beijo”.

 

A ideia era dar um beijo em uma pessoa e receber um doce em troca. A semana foi um sucesso, tornou-se muito conhecida e é realizada até hoje, com os casais se presenteando com diferentes tipos de doces.

 

Irlanda

 

Esse país é famoso internacionalmente por oferecer uma comemoração animada de Dia dos Namorados, celebrada em 14 de fevereiro — dia de São Valentim, considerado padroeiro dos namorados.

 

Além de trocar presentes e sair para jantar em um lugar bacana, os irlandeses costumam elaborar cartões e entregar para o(a) amado(a). Isso faz parte da cultura irlandesa e é realizado não só no Dia dos Namorados, mas em outras ocasiões ao longo do ano, como aniversários e feriados.

 

Apesar de ser uma data pensada para casais, amigos também podem desejar um feliz Dia de São Valentim e trocar cartões. Até as crianças podem receber cartões de familiares, já que a data celebra o amor de forma geral e não só entre casais amorosos.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.