Filmes que revolucionaram na indústria.

O mundo do cinema sempre foi recheado de grandes aventuras e belas histórias de amor, fazendo com que o público tivesse uma experiência emotiva, sendo de felicidade, tristeza, ansiedade e até mesmo luto. Sendo assim, é fato dizer que a indústria cinematográfica é uma adaptação moderna do próprio teatro, que tinha essas mesmas características.

Diante disso, é evidente que algumas obras tiveram um grande impacto dentro desse meio, sendo tão revolucionárias quanto uma separadora centrífuga, por exemplo. Isso gerou uma excelente atribuição à essa indústria, que tem um crescimento a cada ano considerável. 

Quer saber mais sobre os filmes que revolucionaram a indústria? Prossiga com a leitura e venha descobrir como a magia cinematográfica transformou até mesmo os processos industriais da atualidade.

Cinema e Indústria 

É comum verificar que muito do que acontece na vida real é passada tanto para livros quanto para filmes, e essas adaptações vão impactar consideravelmente na sociedade, que terá uma visão mais acessível dessas transformações. 

Dessa forma, é comum ver filmes que retratam a vida dentro de indústrias poderosas, que foi o que aconteceu com uma das adaptações cinematográficas mais famosas que se tem quando o assunto é o setor industrial: Tempos Modernos (1936), por Charles Chaplin. Esse filme vai evidenciar as mudanças e adaptações do “mundo antigo” à modernidade. 

Além disso, esses filmes podem fazer com que seja possível aprender como a indústria vem se atualizando e tendo novas formas de efetivação, como hoje já é possível ver protagonistas pedindo Uber ao invés de um táxi. Além disso, a tecnologia está sempre presente nesse meio, implementando inovações que podem se tornar reais. 

Um excelente exemplo desse cenário é na visão do bilionário e filantropo (além de playboy), Tony Stark, que dispõe de uma tecnologia futurista inacreditável. Ainda que bem irrealista em alguns pontos, essa adaptação demonstra o uso da nanotecnologia, que é extremamente utilizada atualmente no meio industrial, como para agilizar o conserto de bomba, por exemplo. 

Quais filmes mudaram o mundo industrial 

Entre uma sequência longa de adaptações, existem algumas que chamam a atenção pela sua preparação e também pelo modo como foram feitas, mudando todo o conceito de realidade e até mesmo de fantasia e ação. São eles:

  • Tempos Modernos (1936) – Charles Chaplin;
  • Matrix (1999) – Lana Wachowski e Lilly Wachowski;
  • Tron: Uma odisséia eletrônica (1982) – Steven Lisberger;
  • Jurassic Park (Parque dos Dinossauros) (1993) – Steven Spielberg;
  •  Avatar (2009) – James Cameron e outros. 

Geralmente, esses filmes tendem a mostrar uma realidade distópica, mas que não está tão longe da realidade vivenciada hoje, em 2022, pois é comum que ver carros que já podem ser operados por meio de um sistema de automação, como o sistema Tesla, e a própria indústria de automação que faz com que equipamentos possam ser montados sem a interferência de um controle humano, como uma rotuladora industrial, por exemplo.

Por isso, essa indústria é amplamente utilizada para retratar traços da realidade, ainda que de maneira um tanto quanto utópica, mas que não estão longe de serem retratados na realidade de acordo com os avanços tecnológicos.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published.