A etimologia da palavra moda significa costumes, originária do latim modus. O dicionário Michaelis define como “um sistema de usos e hábitos coletivos que caracteriza o vestuário, os calçados, os acessórios, num determinado momento”.
Dessa maneira, podemos dizer que os itens de moda sempre tiveram fortes influências na construção do estilo pessoal de cada indivíduo, mas também tem um papel importante em transmitir a identidade cultural dos povos. Por exemplo, é fácil identificar algumas nacionalidades pela vestimenta das pessoas. Assim, as peculiaridades de determinada cultura são reconhecidas pelos costumes das roupas do local.
Será que o Brasil tem uma identidade cultural específica? Nosso país é conhecido pela miscigenação das etnias. Consequentemente, trazemos registros de outras nações entrelaçadas à nossa e essa mistura que proporciona toda beleza e charme aos brasileiros. Acompanhe a leitura para saber mais sobre como esses hábitos são referências que impactam o universo da moda não só aqui, mas em diversos países.
A história da moda no Brasil: como algumas culturas influenciaram a nossa?
O Brasil apresenta uma variedade de culturas e tradições impressas até mesmo no modo de se vestir. Dessa forma, nossas vestimentas receberam influências das tendências mundiais desde do período colonial com a chegada dos imigrantes. Logo, carregamos a presença de outras culturas como dos africanos, europeus e nativos indígenas.
Assim, foi a partir disso que nossa expressão cultural começou a ser construída. Com a vinda da família real portuguesa, durante o período do império, e a abertura dos portos para as nações amigas, permitindo com que o povo brasileiro ganhasse novas referências.
A partir delas, os homens da época passaram a se vestir à moda inglesa, com calças, casacos, cartolas em cores escuras, acessórios como relógio, bengalas, luvas e lenços que pertenciam aos trajes masculinos. Enquanto as mulheres tinham apreço pelas vestes francesas, na qual os vestidos eram de tecidos nobres, adornos como chapéus, joias e luvas não podiam faltar.
Na época da república, em 1889, o século XX trouxe mais mudanças, facilitando o uso de peças mais práticas e leves. Nesse cenário, as mulheres começam a ter alguns direitos que as possibilitam trabalhar fora. Já que a realidade delas era outra, suas vestes já não comportavam o novo período.
A chegada de roupas mais curtas e justas, decote e botas até o tornozelos, passaram a ser usados por elas. Contudo, os chapéus, os espartilhos e as luvas ainda eram acessórios obrigatórios para todas as classes sociais.
A cada conquista por mais direitos, a moda também se reinventa, adquirindo espaços em diversos âmbitos sociais. O que era impossível no Brasil colônia, ganhava liberdade na contemporaneidade. Dessa forma, sobrepor um look, combinar diversas estampas, cores e tamanhos se fizeram e fazem presentes nos dias atuais.
Se a nossa moda sofreu e sofre até hoje interferências de outras culturas? A resposta é: Sim! Pois, além da nossa própria identidade nacional, fatores estrangeiros ajudaram a construir a moda brasileira. Graças a liberdade de expressão cultural, é possível desenvolver eficazmente as novas formas de moda.
As estampas que são referências de outras culturas
Como iríamos expressar quem somos, nosso estilo e gostos se não fossem pelas roupas? Como iríamos traduzir para o mundo o nosso interior? Por essa razão, as vestimentas são capazes de expressar nossa personalidade, assim como nossa ocupação, religião, identidade de região e classe social.
Estampa Africana
As estampas africanas tem uma característica bem marcante por apresentarem muita formas geométricas e abstratas. Não utilizam tantas cores, pois são produzidas em tons terrosos e primários, respeitando o padrão das cores. Geralmente, as peças utilizam a tonalidade preta e branca, que ao ser misturadas às estampas as deixam com um toque de sofisticação.
Estampa Indiana
Falar sobre as estampas indianas, é dizer a palavra extravagância. Uma vez que são repletas de cores vibrantes com bordados, mas também podem conter mandalas, flores, penas e outros desenhos. Toda essa composição as tornam marcantes tanto para roupas de beachwear como para os vestidos.
Estampa Mexicana
As estampas mexicanas diferentes das anteriores, não possuem tantas estampas e formas geométricas, as características delas estão nas cores, pois abusam e usam mais do colorido do que estampados. Na verdade, a criação de listras coloridas formam um degradê que as tornam roupas bem marcantes.