O customer success (sucesso do cliente) é um termo que vem ganhando mais relevância no mundo corporativo, pois trata-se de uma forma de relação comercial, que acaba, por via da cooperatividade entre empresas, ajudando fornecedores e empresas que vendem ou utilizam o produto.
Em outras palavras, podemos determinar o customer success como uma estratégia onde o fornecedor busca ajudar o desenvolvimento de seu cliente e automaticamente ele ganhará com isso.
Uma empresa que fornece imã de ferrite, por exemplo, terá ainda mais lucro, se o seu cliente dela também estiver tendo lucros, pois ele vai retornar e comprar mais imã para seu negócio.
Esse tipo de relação pode ser aplicado em inúmeros segmentos, como por exemplo:
- Indústria de bens de consumo;
- Indústria alimentícia;
- Fornecedores de material para construção civil;
- Escritórios de advocacia;
- Prestador de serviços online;
- Agências de marketing digital;
- Entre outros.
Tendo em vista a relevância que o tema vem tomando nos últimos tempos, resolvemos produzir esse artigo para falar mais sobre a importância do customer success para o seu negócio.
Customer Success e a retenção do cliente
Já ouviu falar daquele ditado “em time que está ganhando não se mexe”? Pois é, esse conceito pode ser muito bem aplicado para as estratégias de customer success.
Um fornecedor de tubo flexível, por exemplo, que entende o problema do seu cliente e busca fornecer soluções, está estreitando os laços entre fornecedor e público-alvo.
Se a empresa que faz a instalação do tubo, consegue comprá-lo com valor razoável, condições de pagamento vantajosas e ter o material para pronta entrega, é natural que se crie um vínculo entre as duas empresas.
Com o aumento natural da confiança, cada vez mais aumenta o índice de retenção desse cliente, o fidelizando-o, mesmo que apareçam concorrentes do segmento.
Ganho de relevância no mercado
Quando uma empresa está prospectando clientes com ações do customer success, por exemplo, é natural que o nome dessa empresa comece a ser propagado entre os próprios consumidores.
Você que está no ramo comercial sabe bem como é: “o melhor marketing possível é o boca a boca”, entretanto, esse é um dos mais difíceis de conseguir.
Portanto, torna-se indispensável que as empresas cuidem do relacionamento e da realização dos clientes quando adquirirem um determinado produto. Isso valoriza a marca, emancipa estratégias de branding marketing e eleva a projeção de mercado.
O cliente compra novamente
Todo o trabalho de marketing se esforça para fazer com que o cliente não compre apenas uma ou duas da empresa, mas que compre sempre que possível.
Por esse motivo o customer success é importante para trabalhar nesse aspecto, onde cria um elo de empresa e consumidor tão forte, que faz com que ele retorne a comprar da empresa.
Se um empresa que vende catalisador para tinta, por exemplo, é de boa qualidade, teve respaldo do fornecedor para com a empresa que trabalha na construção civil, assim como flexibilidade de pagamento e pontualidade na entrega, a experiência por si só, cria elos muito relevantes para que o cliente volte a comprar da empresa.
Observe que a criação de diretrizes impedem que o cliente pense em outro fornecedor, pois o que lhe atende, simplesmente está efetuando um serviço que é muito benéfico para ele e evidentemente, também será para a empresa que está fornecendo.
Chega ao fim nosso artigo falando mais sobre a importância do customer success para sua empresa. Se gostou do nosso conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão de empresas.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.