6 sinais para identificar homens abusivos

Fotografias de casais apaixonados costumam inundar as redes sociais e comerciais. No entanto, muitas delas mascaram relacionamentos com homens abusivos, capazes de manipular, controlar e agredir as mulheres. Neste post, veremos dicas de como identificar os sinais de que você pode estar em um relacionamento desse tipo.

Em um relacionamento abusivo, existem diversos tipos de agressão contra a mulher. A violência pode ser verbal, física, psicológica, sexual, financeira, emocional e até mesmo tecnológica, quando o parceiro controla a presença online da vítima, seja com ou sem o acesso as suas senhas.

Porém, muitas mulheres têm dificuldade de identificar quando são vítimas de homens abusivos. Elas acabam se envolvendo e perdendo a noção de quando a situação passou dos limites. Muitas vezes, só percebem a gravidade das circunstâncias quando já é tarde demais.

Pensando nisso, reunimos alguns dos sinais que ajudam a identificar relacionamentos abusivos. Preste atenção em cada um deles.

1. Ciúme em excesso

Muitos homens abusivos usam a desculpa de que “amam demais” e, por isso, sentem ciúme. Isso não pode ser uma justificativa para controlar o poder de decisão da mulher, invadir a sua privacidade ou agredi-la.

2. Necessidade de controle

Abusadores costumam racionalizar a necessidade de controle. Para tanto, dizem que suas atitudes só visam o bem da mulher quando, na verdade, estão impedindo que ela mesma decida o que quer ou não fazer.

3. Afastamento de amigos e familiares

Os homens abusivos costumam dizer que outras pessoas são má influência ou estão “dando em cima” da mulher. Com isso, exigem que ela se afaste de amigos e familiares. Pouco a pouco, a vítima se vê isolada e presa ao relacionamento, chegando a acreditar que depende dele para ser feliz, apesar de todos os pontos negativos que visualiza no dia a dia.

4. Diminuição da autoestima feminina

No início da relação amorosa, homens abusivos fazem muitos elogios. Todavia, com o tempo isso vai mudando. A intenção é fazer críticas para que a mulheres tenha menos autoestima e, assim, acredite que é tão ruim a ponto de ninguém mais ter interesse nela. Esse é só mais um motivo para ela se manter no relacionamento mesmo contra a própria vontade.

5. Uso de chantagens

A chantagem é uma ferramenta de manipulação central na maior parte dos relacionamentos abusivos. Se a mulher não aceita o que o abusador quer, ele cria motivos para que ela se sinta culpada e ceda. Até mesmo os filhos do casal podem ser utilizados como ferramenta para esse propósito. Isso sem falar em homens que amedrontam a vítima dizendo que vão terminar a relação ou ameaçando que podem se suicidar.

6. Ameaças e agressões

Quando os homens abusivos conseguem consolidar as suas atitudes, as ameaças e agressões se tornam cada vez mais presentes. E elas podem ser de vários tipos, desde violência física até ameaças de morte. Esses são sinais de que o abusador pode vir a cometer crimes maiores. Por isso, procure por amparo de amigos, familiares e por suporte jurídico para se proteger.

Leave a comment

Your email address will not be published.