Quando vamos reformar a casa, geralmente pensamos primeiro na sala de estar, nos quartos e na cozinha, e só em último lugar é que vamos dar atenção ao banheiro.
Entretanto, o banheiro merece uma atenção especial, haja vista que é o cômodo mais exposto à umidade e às bactérias, necessitando de uma tinta resistente no teto e de um porcelanato que permita uma higienização adequada.
A escolha do kit que compõe a decoração do banheiro, além de funcional, deve conversar com as cores e o tema da decoração escolhido.
Sim, a decoração do banheiro também pode ter um tema. No mercado, há diferentes tipos de pias, gabinetes, espelhos, azulejos, ladrilhos e ideias inusitadas para decorar o local em que você toma banho todos os dias.
Desde plantas suspensas com suportes de macramê a chuveiros com luzes, para você cantar enquanto toma banho, pensando que está fazendo um show, o banheiro pode ser personalizado, deixando sua casa com a sua cara.
Mas, além da decoração, existem algumas considerações funcionais que precisam de atenção, pois podem afetar diretamente seu dia a dia.
Listamos 4 pontos de atenção para você colocar na ponta do lápis e discutir com o arquiteto ou engenheiro responsável pela reforma, garantindo que não terá decepções futuras.
Áreas com maior acúmulo de água
Esse é um dos pontos mais importantes para você se atentar. Ao sentar com o arquiteto ou o profissional que fará a reforma, estudem bastante onde a água fica mais concentrada.
A umidade pode fazer com que rejunte, teto ou até mesmo o revestimento estufem, embolorem ou até surjam infiltrações.
Para evitar que isso aconteça, opte por um revestimento de cerâmica, janela que permita uma maior ventilação e exaustor de banheiro.
Plantas como a samambaia podem ser usadas tanto para a decoração, quanto para reduzir a umidade do espaço, podendo ser mais uma alternativa para manter o ambiente seco.
Iluminação eficiente
O banheiro pode precisar de mais luz além da do teto e da luz solar que entra pela janela, afinal, normalmente é nesse espaço que você se maquia ou faz a barba.
Você pode apostar em iluminação acoplada ao espelho ou até mesmo numa luminária mais baixa em relação ao teto, mais próxima ao rosto. Teste antes para que a posição não forme sombras que tampem parte do rosto.
Lembre-se de que a luz pode ser fundamental para tornar o banheiro aconchegante. Lâmpadas inteligentes podem, inclusive, ajudar em terapias diárias, como cromoterapia. Imagine um banho relaxante com uma cor que te acalma? É perfeito!
Faça um planejamento e busque orçamentos
Pense no estilo que quer que seu banheiro tenha e faça um levantamento de elementos que são indispensáveis em sua rotina.
Além disso, leve em consideração a segurança, caso na sua residência vivam também idosos e/ou crianças.
Tendo essa lista, faça um planejamento financeiro do quanto poderá gastar e, então, busque orçamentos.
Caso o valor disponível não consiga cobrir tudo o que colocou na sua lista de desejos, sente-se com o responsável pela obra e veja quais alternativas disponíveis no mercado podem te ajudar a economizar.
Apesar de essa questão não estar diretamente ligada à execução da obra em si, é nesse processo que você vai conseguir se prevenir e evitar transtornos.
Garanta a qualidade dos produtos
Reformar não é como trocar de roupas, o que você faz com certa facilidade. É um procedimento delicado, que precisa de cautela.
Se você não dispor de toda a verba necessária, prefira priorizar o que é mais urgente em vez de tentar fazer tudo de uma vez e acabar comprometendo a qualidade da reforma, com mão de obra ou materiais sem qualidade.
Dando atenção a esses passos, você minimiza as chances de imprevistos e poderá desfrutar do seu espaço, do jeito que imaginou.