Diferentes tipos de moto: naked, scooter e big trail

 

Saiba as diferenças e característica de cada tipo de moto

 

O primeiro passo para saber tudo sobre motos é conhecer os principais estilos e tipos de motocicletas. Saber diferenciar os tipos de motos é importante para ter o motociclismo como estilo de vida. Aqui vamos apresentar alguns dos principais tipos de motos e seus principais destaques. 

 

As diversas categorias de motos diferenciam-se por estilo e indicações de uso no dia a dia. Existem três tipos de motos que se destacam no Brasil, são eles: naked, scooter e big trail. Confira abaixo as principais características desses tipos de motos.

Naked 

As motos naked são do tipo street, sendo excelentes motocicletas para o uso urbano. As motos do tipo street são as motos mais comercializadas no Brasil. O segmento é dividido em duas subcategorias: naked e city. 

 

Os modelos city são bastante usados para trabalhar, sendo motocicletas básicas, econômicas e com preço acessível no mercado. Já as motos naked (nua, em inglês) são motos urbanas, que se destacam pelo estilo. 

 

As motos desse modelo levam esse nome por conta de uma das suas principais características: a ausência de carenagem. 

 

Toda moto naked tem o motor à mostra, o que deixa o visual mais bonito e faz com que a moto fique mais leve, sendo ideal para quem anda em cidades. Essas motos destacam-se pela praticidade e estilo. 

Scooter 

As motos scooter são modelos em que o motociclista posiciona suas pernas à frente do seu tronco, sem entrelaçar na estrutura como em outros modelos, dirigindo com uma postura menos inclinada. 

 

Podemos dizer que os modelos de scooter também são bastante utilizados nas cidades brasileiras, principalmente para passeios e trajetos mais curtos, por serem modelos mais básicos e menos potentes. 

 

Geralmente, as scooters são motos com visual mais simples, com câmbio automático, de pouca potência e bastante econômicas no consumo de combustível e na manutenção. 

Big Trail 

As motos big trail são motocicletas para quem gosta de aventuras. Os modelos são equipados para enfrentar estradas de terras, pistas de motocross e terrenos arenosos. 

 

Esse modelo se destaca por motos mais altas e de pneu misto, que consegue suportar diversos tipos de terreno. Apesar de serem motos para aventuras, as big trails trazem bastante tecnologia e sofisticação. 

 

Entre os modelos disponíveis de big trail no mercado brasileiro, podemos encontrar opções com funcionalidades eletrônicas importantes para trajetos mais difíceis, como controle de tração e estabilidade. Isso ajuda bastante para quem vai dirigir por terrenos arenosos, com lama, cascalho e outros dificultadores. 

Outros tipos de motos bastante conhecidos no Brasil 

Além dos três tipos citados acima, existem outros tipos de motos com bastante variedade no país, confira alguns deles abaixo.

Custom 

As motos custom são indicadas para quem gosta de se aventurar, mas preza pelo conforto na hora de pilotar. Esses modelos possuem pedaleiras avançadas e banco mais baixo, o que proporciona uma posição de pilotagem mais confortável em grandes percursos. 

Esportiva 

As motos esportivas são voltadas para quem busca por bom desempenho. Com design arrojado e alta potência, as motos possuem visual mais aerodinâmico, com posicionamento de pilotagem mais agressivo. Mesmo com modelos disponíveis para grandes cidades, essas motocicletas são inspiradas em motos de corrida. 

Qual modelo vale mais a pena comprar? 

Cada tipo de moto traz benefícios para os mais diferentes objetivos. Por isso, para escolher a melhor moto para você, é preciso pensar no seu tipo de uso. Se você usa moto na cidade e foca em economia de combustível, a scooter é a melhor opção. 

 

Agora, se você quer mais potência e estilo, escolher uma naked é uma boa pedida. Já se você gosta de estrada e vive fazendo trilhas por aí, o ideal é comprar uma big trail. A sua escolha precisa estar relacionada ao que você precisa, assim você poderá garantir o melhor custo-benefício.

Leave a comment

Your email address will not be published.